PiiCiE - Arouca um Município Inteligente
PiiCiE - Arouca um Município Inteligente

Em 2017, no âmbito da linha de financiamento do Portugal 2020, a Câmara Municipal de Arouca, elaborou uma candidatura ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em articulação com as direções dos Agrupamentos de Escolas, que veio a ser aprovada em Janeiro de 2018.

Essa candidatura, intitulada Arouca um Município Inteligente (um Município ativo, participativo, que reflete e adequa as suas políticas, numa lógica de investigação-ação, em prol da inovação, do sucesso escolar e da escola do futuro), subdivide-se em 4 eixos de acção/medida. São eles:

  1. o Nutri+, ligado à promoção de hábitos de vida saudáveis, ligando as questões da saúde, da alimentação, do sono e do exercício físico ao bem-estar dos alunos , considerando que esses fatores serão condições influenciadoras do sucesso escolar dos alunos. Inclui:
    1. projeto regime fruta escolar local (em serra de vila, moldes e ponte de telhe)
    2. projeto cantina geo-food (serra de vila e boavista)
    3. estudo de prevalência de obesidade infantil em Escariz e Burgo
    4. acções de informação/sensibilização

(Promotor: Elodie de Almeida)

  1. O Ser+, ligado à promoção da inteligência emocional. Trabalhando numa lógica de capacitação dos professores, assistentes operacionais e alunos, para uma maior literacia na área da inteligência emocional, garantindo um melhor e maior acompanhamento de alunos, ajustado aos desafios da escola de hoje. Inclui:
    1. O acompanhamento de 4 turmas de 7.º ano do AEA numa lógica de apoio aos docentes no desenvolvimento de estratégias de resolução de conflitos, intervenção com os alunos, intervenção com a turma em estreita articulação com SPO.
    2. Acções de capacitação do pessoal não docente de uma vigilância dos alunos ativa, presente, comprometida;(Promotor: Pedro Ferreira)
    3. DROPI – dinamizado pela Associação UNIFICAR em turmas de 1.º CEB com o objetivo de promover nas turmas identificadas competências sociais no âmbito da inteligência emocional.
  1. O Capaz+, ligado ao empreendedorismo, aos laboratórios criativos e à escola do futuro, tem como o objetivo desenvolver acções com os alunos e professores que promovam o espirito criativo e reflexivo, a resolução de problemas, o desenvolvimento de competências e softskills na área da liderança, comunicação, estratégias e trabalho de projeto. Tudo aquilo que se coaduna com os novos desafios e metas das nossas escolas, no âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular.

Inclui a dinamização do projeto CriAtividade Problem Solving, que dinamizará 21 sessões de 90 minutos com professores e alunos de 12 turmas identificadas pelos agrupamentos, por ano letivo, 2019 e 2019-2020.

(Promotor Torrance Center – CriAtividade Problem Solving)

  1. O Observatório Educativo, um dispositivo de análise, partilha, que permita a recolha de informação, a partilha do conhecimento que promovam o planeamento e dinamização de acções fundamentas e orientadas/ajustadas ao local.

Este instrumento fará ainda a medição de impacto das acções/medidas 1/2/3, percebendo qual o ponto de partida dos alunos e entidades envolvidas no projeto e qual o ponto de chegada, após o desenvolvimento das acções, percebendo o impacto das mesmas na promoção do sucesso escolar.

Tem duas valências, uma digital e estatística e outra ligada a uma abordagem mais qualitativa, com a realização de grupos de discussão focalizada com alunos do ensino secundária, descobrindo e desenhando com estes o que se espera e deseja para a escola do futuro;

A monitorização da implementação desta candidatura está a cargo da Universidade Católica do Porto.

Esta candidatura tem um investimento previsto de 142 027,27 €, sendo 85% financiado pelo FEDER (120723,18€) e um prazo de execução até 31 de Agosto de 2020, abrangendo assim o ano letivo em curso 2018/2019 e o ano letivo 2019/2020.

Os destinatários são os alunos do 1.ºCEB/2.º/3.ºCEB, num total de 1317 alunos, envolvendo os dois agrupamentos de escolas, as associações de pais do concelho, prevendo a redução de 0,01% da taxa de retenção e desistência.